Sunday, December 04, 2005

Joyeux Noel

Na ultima sexta feira fui ver o filme Joeux Noel...
Uma co-producao entre alemaes, ingleses, franceses e belgas...
Interessante o facto de o filme ser falado em 3 linguas: Frances, Alemao e Escoces (sim, eu sei que e ingles...)...
Uma historia de conto de fadas, em que no natal de 1914 em plena Grande Guerra, os soldados de ambos os lados resolveram parar a guerra de trincheiras para festejar entre eles o Natal...
O interessante e que e mesmo uma historia real... isso conta mais para o filme que o resto... apesar de nao ser um excelente filme, torna-se num documentário vivo e que demonstra como as diferencas podem ser vencidas e partilhadas.
Porque apesar de ter sido uma guerra de milhoes de mortos e em que a conquista de 100 metros significava milhares de mortos de ambos os lados, o respeito de todos existia!
Para mim nao foi facil enter os dialogos do filme, entre o frances em que so percebo parte, o alemao que tinha que ser ajudado pelas legendas em frances (nao, nao me ajudavam as legendas em Holandes...) e o ingles da escocia... la me fui desenrascado... mas valeu a pena, claro esta!!!

No comments: