Tuesday, April 25, 2006

25 de Abril Sempre

Este não é um posting sobre o 25 de Abril de 1974.. ou alias, e um posting sobre o que 25 de Abril nos possibilitou.... e como fez com que possamos ser mais do que aquilo que nos diziamos que podiamos ser....
Ir para o estrangeiro com habilitações nao era possível, so se fugissemos da PIDE....
Ir para fora e sentir que temos uma palavra a dizer é algo que se sonhava....
Ir para fora e poder desfrutar o presente sem temer o futuro...
Poder ser de direito proprio a bandeira de cada um e nao uma bandeira de outros...
Ser de direita ou esquerda e uma escolha individual e nao alianavel...
Poder votar no estrangeiro um direito como um dever...
Um Portugues ser feliz no estrangeiro com o Portugal no coracao e uma realidade!
E isso niguém nos tira!!

Digam-me o que e que acham que o 25 de Abril fez por vocês e pelos vossos!!! Escrevam os comentários que quiserem!! Á nossa!!

4 comments:

NoKas said...

O 25 de Abril foi uma conquista, mas as alterações e vantagens vieram com o tempo... Gosto de hoje em dia estarmos em crise e mal e sempre pior ou sempre no mesmo lugar.... mas de termos consciência disso e de podermos falar! e dizer que está mal! e de podermos escolher! e votar! Gosto do sistema democrático com que vivemos, gosto de poder decidir e de poder respeitar a opinião, mesmo que disparatada, dos outros! resumindo... acho que é isto!

fenix said...

O que o 25 de Abril me possibilitou, foi a possibilidade de escolher, que sem ela, não seria quem sou. Gosto de poder ler o que me apetece, gosto de poder ver o que gosto, gosto de poder escolher para onde vou e não vou.
Gosto de ser livre.

Anonymous said...

Fico sempre emocionada quando ouço os meus pais contarem o 25 Abril em 1ª mão, porque estavam lá. Sinto uma ponta de inveja de não ter estado lá, confesso. Sinto que a nossa geração (e as posteriores) têm alguma falta de sentir um "ideal" como eles sentiram (apesar de ser pelas razões mais infelizes, como a opressão, violência, etc). Aprecio enormemente a coragem do povo português nessa altura (não só dos militares mas sobretudo da "arraia miúda") em não se ter calado, e ter lutado (podiam ter escolhido a resignação). Mas acima de tudo, espero que as gerações vindouras não dêem esta liberdade por garantida, e que não se esqueçam de como era viver em Portugal há muito pouco tempo atrás. Para que a História não se repita, e para que se dê valor ao que se conquistou. E viva a Liberdade!

Anonymous said...

O 24 de Abril representa aquilo que não podiamos obviamente continuar a aceitar. O 25 de Abril uma revolução que tinha que acontecer pela dignidade de um povo que já sofreu muito.O 26 de Abril o periodo que seguiu até aos nossos dias representa tudo o de bom que obtivemos mas tb algumas injustiças que foram cometidas por certos opositores ( ou não ) que subverteram o ideal da revolução com através de factos históricos que todos sabemos. Estamos bem mas há pequenas revoluções a fazer, algumas para além do poder do nosso pequeno grande país. Nasci num meio de esquerda e sempre votei PS mas sem dúvida são os homens que fazem os partidos e não o contrário.

Abraço amigo André
Cá te espero em Lisboa mais os cerdos