Tuesday, October 10, 2006

Eleições na Bélgica

No passado dia 8 de Outubro realizaram-se eleições regionais na Bélgica...
Durante a campanha eleitoral fui bombardeado por dezenas de panfeletos na minha caixa de correio... sem exagero recebia por dia cerca de 10 diferentes nomes e partidos para votar... claro está tudo era em Flamengo e não conseguia sequer destacar alguém ou perceber alguma ideia ou politica... eram cerca de 30 candidatos.

A excepção chamava-se Vlaams Belang... Este partido com sede em Antuérpia e conhecido por ser de extrema direita e de ter ideias xenófobas e racistas...
Foi então que recebi um panfleto deles... fiquei assustado... também aqui em Zaventem? Eu que estava descontraido por nao ir votar nestas eleições comecei a por em causa a minha opção de não me ter inscrito para votar... ao menos sempre votava noutro qualquer e eles ficavam com menos %...

Foi isso que me motivou a ir ao festival 0110 em Antuérpia (vide Posting anterior)...
Pedi tradução dos panfeletos que recebi dele... e além de exigirem que os estrangeiros aprendam o flamengo, que a segurança social seja só permitido a belgas e que pertendiam a todo o custo acabar com a criminalidade de Zaventem (???) vinda das comunidades estrangeiras de Bruxelas (??) comecei a estar mais atento...

Os resultados foram o que se esperaram.. isto é, cresceram nas cidades mais pequenas na Flandres, mas acabaram por baixar/manter em Antuérpia... tudo aparentemente, devido ao bom trabalho do actual presidente da camara...

Por esta village flamenga de Zaventem os resultados dão que pensar:
Participação dos votantes 90% (de referir que não votar na Bélgica dá direito a multa... e que em média a abstençaõ foi de 15%)
Vlaams Belang: 11%... 5º partido mais votado e um crescimento de 3% comparativamente com as eleições de 2000 (sim leram bem! 2000... aqui as eleições são de 6 em 6 anos)

Dá ou não que pensar? Pelo menos a mim dá...

2 comments:

Pirilampa Assassina said...

Também eu em Bruxelas fui bombardeada com essa propaganda maldita!! Malditos Vlaams Belang, que ardam todos no inferno!!!

Anonymous said...

Estes tipos de extrema direita e as extremas todas tem que ser é enjaulados ! radicalismo é doença e o único remédio às vezes é mesmo a repressão !